PSICOPEDAGOGIA, O QUE É ?
É uma ciência, baseada em evidências que estuda, avalia e intervém no processo de Ensino-aprendizagem, utiliza instrumentos e conhecimentos oferecidos pela Pedagogia, Psicologia, Psicanálise, Filosofia e outros, atua em caráter preventivo ou terapêutico com objetivo de entender como se dá o aprendizado daquele indivíduo, melhorando e facilitando o processo.
Em casos de autismo a intervenção psicopedagógica é extremamente necessária, trabalha focada nos aspectos que contribui com a aprendizagem pois as maiores dificuldades das crianças se manifestam no processo de ensino-aprendizagem e a psicopedagogia investiga essa relação considerando aspectos pedagógicos, cognitivos, afetivos e psicológicos ajudando a desenvolver pontos específicos e habilidades essenciais para a sua aprendizagem, identificando as características da criança, suas necessidades e traçando estratégias individuais para o seu desenvolvimento pessoal e escolar visando sua autonomia, cada criança é única e conhecer as habilidades e dificuldades de cada uma delas é o que vai permitir traçar um planejamento pedagógico eficaz e, para isso é preciso uma interação profunda com a criança criando laços e confiança e respeito.
É um desafio para os professores trabalhar com as crianças atípicas, pois precisam adequar suas estratégias de ensino, o psicopedagogo é o profissional que vai ajudar o professor a elaborar um planejamento pedagógico específico para a criança com autismo. Através dessas atividades o aluno irá construir o seu conhecimento e ser inserido em sua turma, possibilitando a criação de um vínculo com o ambiente escolar e com os colegas.